domingo, outubro 21

Recife, um cágado ou jabuti?

Escrito por M. às 18:31
Crítica ao governo da cidade do Recife e sua lerdeza em tomar medidas preventórias

É incrível como o a Prefeitura da Cidade do Recife (podemos incluir o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal) só toma medidas de segurança - e outros tipos de medidas que poderiam evitar muitos problemas -, quando acontecem eventos envolvendo feridos e mortes. 

Semana passada, no dia 12 de outubro - dia das crianças -, houve a explosão de um cilindro de gás na frente do zoológico Horto Dois Irmãos, no bairro de Dois Irmãos, Recife. Essa explosão deixou sete feridos, dentre eles, os dois vendedores de balões que manuseavam o cilindro de gás - um deles teve que amputar as duas pernas no hospital, e o outro perdeu as duas pernas no momento da explosão. Esse último teve seu óbito declarado domingo passado, dia 14. 


Até o momento da explosão, nunca foi constatado, ou apenas pronunciado, que havia fiscalização de ilegalidades na frente do zoológico. O JC  (Jornal do Commercio) publicou uma matéria  no dia 12, que dizia que o órgão Dircon (Diretoria de Controle Urbano) "diante disso, informa que irá apurar, junto à Regional competente, mais detalhes sobre a situação do comerciante e tomar as providências necessárias. Informa também que uma equipe está se dirigindo ao local para apreender todos os equipamentos semelhantes, para evitar outras ocorrências do gênero.Agora as perguntas: por que gerico essa fiscalização não acontecia regularmente? Por que é necessário que pessoas saiam machucadas e mortas de acidentes como esse, quando se poderia ser evitado com a simples fiscalização de uma praça, onde a movimentação e fluxo em dias de feriados e festas é grande????

É, de certo, que é altamente perigoso e insano trabalhar com gases, quando se sabe que alguns são explosivos e nada seguros, sem o devido cuidado e técnica. Entretanto, o erro do vendedor de balões não justifica a falta de arrocho sobre esse e diversos comerciantes. 

Não é de hoje que a incompetência de fiscalização abrange diversas esferas da área urbana do Recife e de outras cidades brasileiras. Outros diversos casos de mortes e ferimentos que aconteceram por situações como essa poderiam ter sido evitados, caso houvesse controle sobre as ações humanas envolvidas. 

Não é errado órgãos estarem sendo acionados para a fiscalização dos comerciantes que trabalham com gases; pelo contrário é uma medida mais que necessária! O que consta, na verdade, é a forma tardia que essa ação está sendo tomada. Foram preciso 7 feridos, destes, três crianças e uma morte, para que providências fossem tomadas. Até quando a Prefeitura do Recife vai esperar mais mortes para que aconteçam fiscalizações de diversas esferas de problemas que a cidade possui? É hora de mudar a cara da Capital Pernambucana. É hora das pessoas se levantarem da cadeira e exigir os seus direitos, porque a fiscalização é um direito de todos. O lema do Brasil não é um lema positivista? Então, cade a Ordem e o Progresso???

1 comentários:

Nátalye Maria on 22 de outubro de 2012 às 13:09 disse...

hahaha adorei !!!!!! Tó me achando só pq fui uma das primeiras a ler no colégio *-* Continue escrevendo assim (L)

Postar um comentário

Expresse a voz que há em você! :)

 

Dear diary Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos