quinta-feira, agosto 2

A importância da comunicação na sobrevivência do Ser Humano

Escrito por M. às 20:35
Hoje vou falar um pouco sobre uma reflexão que comecei a escrever, a partir de um questionamento que fiz a mim mesma, enquanto navegava no meu perfil no livemocha.com, que é um site destinado ao aprendizado de uma nova língua. 

Eu comecei a me perguntar qual seria o papel que a comunicação tem na vida do ser humano, considerando que ele é um ser de várias esferas: biológica, histórica, filosófica, sociológica. E concluí que, o ser humano só consegue sobreviver por que ele se comunica e interage com outras pessoas. 



Independente de quem quer que seja, comunicar-se é essencial para o ser humano. Podemos dizer até, que a comunicação é bagagem obrigatória para que o ser humano sobreviva à vida. Isto é, quando Darwin concluiu que o meio escolhe o mais forte para a sobrevivência, estava implícita que para a espécie humana, a comunicação é a linha tênue entre a vida e a morte. Do ponto de vista sociológico, para que o ser humano seja um Homem propriamente dito, é necessário que ele conviva em grupo.

Segundo o autor do livro Introdução à Sociologia, Pérsio Santos de Oliveira deixa claro que “os primeiros seres humanos só conseguiram sobreviver às difíceis condições do mundo que os cercava por que contaram com o apoio e a solidariedade do grupo a que pertenciam" (OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo, 2010.).  É nessa vivência em grupo que o Homem pratica a socialização e exercita sua sociabilidade – capacidade que o ser humano possui de se comunicar e interagir com outros seres humanos.

O falar, característica do grupo social, ao qual o homem pertence, dá ao ser humano a possibilidade de se expressar, transmitir ideias, sentimentos, emoções. E é evolutivo, ou seja, não se limitou apenas à palavras e passou a utilizar sinais e gestos como ferramenta para a comunicação.

Quando alguém não se comunica com outra, está sujeita a viver um isolamento social, o que prejudicaria a sociabilidade do indivíduo. Pérsio Santos diz ainda que a vida em sociedade só é possível por causa da sociabilidade. Sem ela, o Homem não é Homem, é bicho. Victor de Aveyron e as irmãs Kamala e Amala são exemplos perfeitos de como o homem se comporta quando não pratica a sociabilidade; para ambos os três, inexistente. 

Victor de Aveyron, em 1797 foi encontrado no distrito de Aveyron, na floresta de Lacaune na França. Nu, vestido de farrapos de uma velha camisa, sempre que alguém se aproximava fugia como um bicho assustado. Tinha cerca de 12 anos, e após sua captura, observou-se que ele não pronunciava nenhuma palavra nem entendia nada do que lhe diziam. 

Still do filme O Gatoro Selvagem, de François Truffaut, 1970.
Conta a história de Victor de Aveyron.
Já as irmãs Kamala e Amala foram encontradas numa caverna da Índia, onde viviam com lobos, em 1921. Kamala tinha oito anos e Amala, quatro. Foram levadas para um asilo, e estudadas. Amala logo morreu, e Kamala sobreviveu cerca de oito anos.

As irmãs Amala e Kamala, as meninas-lobo.

Com o exemplo do menino de Aveyron e as duas irmãs, fica claro que a humanidade só existe por que está inserida num denso tecido de interações e por que a comunicação é presente no âmbito social, o que faz com que as pessoas estabeleçam relações sociais e adquiram características realmente humanas, e sobrevivam ao mundo. 

Portanto, a comunicação não é apenas um meio de expressar o que se sente ou se pensa; é um caminho de sobrevivência, para o qual, o homem teve que modificar e aperfeiçoar, criando um canal - um meio para que essa comunicação fosse possível: é nesse contexto que as línguas e pequenos dialetos adquirem seu papel de importância. 

2 comentários:

Natália on 5 de agosto de 2012 às 15:54 disse...

Meus sinceros parabéns à minha futura Lya Luft! kkkk. De verdade, o texto tá lindo. Parabéns de novo

M. on 7 de agosto de 2012 às 15:54 disse...

Brigada, Coimbra linda! *-*. Caramba, que honra ser comparada à Lya!, mas ela é muito melhor do que eu. Muitíssimo obrigada, fico feliz que você tenha gostado! :*

Postar um comentário

Expresse a voz que há em você! :)

 

Dear diary Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos