terça-feira, julho 17

XIII Fenearte

Escrito por M. às 22:45
Entrada
Vocês já ouviram falar na Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a FENEARTE? A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e abrangeu este ano de 2012 um público de 300 mil pessoas, em dez dias de funcionamento. E como veterana em enfrentar aquela multidão de pessoas pelas ruas criadas no Centro de Convenções, em Olinda, eu vou falar como foi experienciar mais uma edição da Fenearte.

O post vai ficar grande.

A feira contou com a participação de artesãos de todo o Pernambuco, do Brasil e de 40 países, homenageando do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Além disso, a feira ainda teve a participação de 5 mil expositores e R$ 4 milhões de reais investidos, esperando-se a movimentação de R$ 36 milhões em negócios. 

Desde que eu me lembro, eu vou todos os anos a esse evento - com exceção de um ano que não me lembro o motivo pelo qual não fui. Vou utilizar duas palavras para resumir a Fenearte: multidões + cultura. Pessoal, é muita gente, muita mesmo. Vocês não tem noção da quantidade de vezes que você esbarra nas pessoas que estão a todo instante indo e voltando pelos corredores, e entrando nos (numerosos) stands montados no espaço de 29 mil m² (área dividida em 800 espaços). Mas em compensação, o show de cultura que esse evento envolve é perfeito.

Em todos os lugares por onde você passa, você encontra produtos "da terra": esculturas grandes, pequenas, médias, coloridas, apenas em madeira, de barro/argila/sei-lá-o-nome-do-produto e de diferentes "personalidades": de banda de pífano, de Luiz Gonzaga, etc; coisas regionais para cozinha e para casa em geral; enfeites de todos os tipos;  e muito mais coisas que não dá pra descrever aqui no blog. É muita coisa relacionada à cultura pernambucana, principalmente; à cultura de vários estados e à cultura de diferentes países.

Logo na entrada da feira, você avista um espaço - um espaço especial - destinado a uma demonstração de um artista em específico para demonstração de suas obras, como aconteceu neste ano e ano passado. E logo ao lado desse espaço, o programa Chapéu de Palha tratava de divulgar ideias sustentáveis para o planeta e estava distribuindo mudas um pouco já desenvolvidas para serem plantadas no seu quintal, jardim, ou onde você quisesse. (Legal né? Fiquei bastante feliz em saber que eles estavam se preocupando com a sustentabilidade do planeta também!)  

A estrutura organizada neste ano é a mesma estrutura do ano passado - para mim, foi a melhor de todas já montadas, pela acessibilidade aos stands e fácil locomoção que proporcionou aos visitantes. Em 2011 e em outros anos de edições da feira, a estrutura era organizada em forma de labirinto, dificultando bastante a passagem, na minha opinião, por que não existiam aberturas para que você pudesse parar ou ir logo para o final, piorando ainda o risco de alguém passar mal, por causa do aglomerado. Ainda mantendo uma alusão a um labirinto, a estrutura atual continha uma rua principal que lhe deixava à vontade para escolher a rua secundária a ser seguida. Em cada entrada de rua (nos pontinhos amarelos na foto abaixo), existiam "praças"que traziam novidade e cultura. Pode ser que eles tenham perdido alguns espaços para novos stands, mas a estrutura está bem melhor, de verdade. 

Mapa da Fenearte
Primeiro, os stands são distribuídos para as cidades de Pernambuco, depois vêm os stands dos estados, e por fim, vêm os stands internacionais.


Além da piso térreo, o Mezanino trazia programações especiais, palestras, área de brincadeiras para crianças, e hospedava a "Rádio Fenearte", que agitou a feira ano passado (mas eu não me lembro de tê-la ouvido nesse ano :P), etc.  

Uma outra diferença especial na estrutura - desde o ano passado - que foi bastante significativa foi a retirada da Praça de Alimentação de dentro do Centro de Convenções e colocada na parte externa ao local, logo na saída principal. Isso liberou um grande espaço dentro da feira. Ah, e para não esquecer, havia um palco montado com shows culturais bastante interessantes. Enquanto você lanchava comidas deliciosas, você ouvia um sonzinho bem gostoso.  

Duas coisas importantes para salientar que eu gostei bastante nesse evento foi a rapidez com que as filas andaram. Eles separaram a parte especial (destinada a idosos, gestantes, deficientes e mães com criancinhas de braço), e transformaram os ingressos que antes eram de papéis, em cartões plásticos facilitando o atendimento. E outra coisa que eu gostei bastante, que já vem acontecendo há algum tempo, é a parceria que existe entre o Shopping Tacaruna, também em Olinda e a feira, na parte do transporte. Uma van climatizada e super confortável estava levando as pessoas da Fenearte até o Shopping Tacaruna e não era preciso pagar nada. E as vans vinham rapidinho viu? Muito legal.

Então é isso pessoal. Se vocês quiserem saber mais como foi a Fenearte, acessem o site da feira: http://www.fenearte.pe.gov.br. Lá vocês podem descobrir mais informações e notícias. Espero que gostem, por que eu ADOREI.

Ah sim, eu não postei muitas fotos por que minha câmera quebrou, então não deu para eu tirar fotos :(
Beijocas ;*










0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a voz que há em você! :)

 

Dear diary Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos